top of page

Sobre nós

Mariana Alcantara Gomes

Arteterapeuta - AARJ 597/1013; Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ); Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (UFRJ); Bacharel em Comunicação Social (UFRJ);

 

Currículo Lattes

 

Falando de nós

Eu sou Mariana, mãe da Helena e da Isabel. Sou autora do livro A história de Pedro e vovô Zeca (ed.Multifoco, 2009), idealizadora e facilitadora da Escola de Super-Heróis para Meninos e Meninas e da Casa de Princesa. Também desenvolvo oficinas de artes com crianças em escolas e eventos.

 

Trabalho com idosos com níveis  variados de dependência, especialmente em atendimentos domiciliares, nos quais utilizo recursos da arteterapia, biblioterapia, exercícios de memória e ginástica cerebral. Minha atuação com idosos é sempre centrada na valorização da história de vida e relações familiares e sociais, buscando a amplificação das experiências e suas significações.

 

Minha atuação tem fundamento na arteterapia, pois acredito que a expressão artística vai muito além da finalidade estética. A arte nos coloca em ação sobre nós mesmos e sobre nosso entorno.

O processo de criação artística nos abre o caminho para o autoconhecimento e para a aceitação. Com ele também podemos nos "reconstruir" e modificar nosso olhar diante da vida.

 

A arte nos permite penetrar, reorganizar, modificar, esvaziar e recriar em um espaço secreto, único, que só pode ser visitado por nós mesmos se pudermos encontrar os caminhos.

 

Como disse Leonardo da Vinci, "a arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível". Por isso nos é tão necessária.

Julia Novaes Silva

Psicóloga formada pelo Instituto Brasileiro de Medicina deReabili tação (IBMR) com especialização em psicologia clínica na perspectiva fenomenológico existencial pelo Instituto de Psicologia Fenomenológico- Existencial do Rio de Janeiro (IFEN), atuando em consultório desde 2007. Especialista em saúde mental e atenção psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP – FIOCRUZ) atuando em serviços
municipais de saúde mental no Rio de Janeiro e em municípios próximos desde 2008. Participa de grupos de estudo sobre psicologia clínica e psicopatologia na abordagem fenomenológico existencial a fim de  manter-se sempre em discussões que promovam novas reflexões acerca do trabalho.

 

Currículo Lattes

Falando de nós

 Eu sou Julia, psicóloga, apaixonada por crianças e pelo mundo infantil. Quando iniciei a faculdade de psicologia tinha certeza que trabalharia em uma escola. Sempre me encantou a forma como as crianças se expressam, especialmente durante as brincadeiras. No entanto ao longo do curso e dos estágios outras possibilidades foram se abrindo.

A psicologia clínica logo se mostrou como mais uma possibilidade de poder estar próxima às vivências infantis, buscando compreendê-las ainda mais, ao mesmo tempo em que possibilitaria a cada criança a oportunidade de se perceber de novas formas e perceber de novas formas as situações que vivem. Enfim, abrir novas possibilidades a elas.  Assim decidi fazer uma especialização em psicologia clínica. Por ter uma afinidade com o pensamento existencial escolhi a especialização em psicologia clínica em uma perspectiva fenomenológico-existencial, a partir da qual minha atuação se dá hoje em dia.

Paralelamente à essa escolha, surgiu também a oportunidade de trabalhar na saúde mental. Isso se deu já no meu primeiro estágio, em uma escola para crianças com transtornos do comportamento. Esse estágio despertou meu interesse inicialmente pela chance de conhecer o trabalho do psicólogo em uma escola e por estar mais próxima a um mundo que ainda conhecia muito pouco, o dos transtornos mentais. Descobri que não gostava tanto de estar no ambiente escolar mas adorava estar com as crianças e que os transtornos mentais me despertavam imenso interesse. Queria conseguir entender melhor o que são essas doenças que muitas vezes não são fáceis de serem definidas nem são detectadas a partir de exames clínicos. Por isso segui buscando experiências profissionais na saúde mental e fiz uma especialização em saúde mental e atenção psicossocial, área na qual ainda atuo.

Atualmente sigo atuando no consultório e buscando uma compreensão dos transtornos mentais a partir da perspectiva fenomenológico-existencial. Participo de um grupo de estudos e supervisão semanal.

bottom of page