top of page

Terapia de Grupo


A terapia de grupo, assim como a individual, é um espaço voltado para a reflexão sobre nosso modo de ser no mundo, o modo como lidamos nossa vida em todos os seus aspectos. Normalmente quando decidimos buscar um

a terapia estamos passando por algum período difícil em que não conseguimos compreender a origem das dificuldades ou simplesmente não avistamos formas de sair de determinada situação que nos incomoda. Nesses momentos percebemos que precisamos de ajuda e buscamos um profissional.

Durante o processo psicoterapêutico temos a oportunidade de perceber como temos nos posicionado diante do que nos acontece, como temos estabelecido nossas relações com nossos amigos, nossos familiares, nossa profissão, enfim, como dito antes, os modos de ser no mundo que temos apresentado.

Inicialmente é possível pensar que a terapia individual é mais produtiva pois o cliente tem mais tempo para colocar suas questões. No entanto muitos estudiosos do tema dizem que a terapia de grupo é tão produtiva quanto a individual podendo chegar a ser ainda mais produtiva em alguns casos, onde o apoio social e as relações interpessoais são pontos que precisam de maior atenção.

Nenhum de nós é absolutamente sozinho. Mesmo em momentos nos quais preferimos ficar sozinhos o que procuramos é justamente a distância dos outros, o que torna, portanto, os “outros” presentes, pois só podemos querer nos afastar do que, em algum momento, nos é próximo. Assim, só podemos nos mostrar, de alguma forma, diante do outro, só podemos ser alguma coisa, se há um “outro”. Eu não posso ser carinhosa se não há alguém para receber meu carinho, não posso ser agressiva se não há quem agredir, não posso ser tímida se não há o outro, enfim, nós somos sempre com o outro, nós “com-vivemos” o tempo todo.

Se a todo momento somos e nos mostramos em nossas relações e a partir delas, a terapia de grupo pode ser uma boa oportunidade para nos percebermos e refletirmos sobre como temos nos mostrado diante do mundo. Na terapia de grupo é possível receber apoio e feedback dos outros participantes, assim como oferecê-los também. Esse modelo de terapia oferece a possibilidade de compreendermos outras formas, diferentes das nossas, de expressão de sentimentos e pensamentos, trabalharmos nossa autoimagem e consequentemente nossa autoconfiança e, principalmente, a partir das experiências no grupo podermos nos transformar também na vida exterior ao grupo.

Como dito antes, não é possível definir que um modelo de terapia seja melhor do que outro. Algumas pessoas apresentam muita dificuldade para falar em grupos e, portanto, precisam de, ao menos um período, da terapia individual até que estejam mais seguras para estarem em um grupo. Outras podem simplesmente não se interessar pela terapia de grupo e outras podem optar por essa modalidade por já conseguirem identificar alguma questão que prefiram trabalhar em grupo. Não há uma regra definida, mas em caso de maiores dúvidas sempre é possível buscar um profissional para esclarecê-las e auxiliar nessa avaliação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page